top of page
Buscar
  • Foto do escritorDavi Nogueira

Personalize os ambientes com revestimentos de pequenos formatos

Os revestimentos em pequenos formatos estão ressurgindo com força total nos projetos contemporâneos! Eles apresentam uma abordagem distinta em relação aos revestimentos em grandes formatos, que são frequentemente usados para proporcionar elegância aos ambientes. Com suas dimensões menores, é mais fácil explorar opções criativas na decoração, permitindo uma variedade de composições diferentes. Além disso, esses revestimentos evocam uma sensação nostálgica de ambientes cheios de memórias e carinho. Descubra mais sobre as possibilidades oferecidas pelos revestimentos em pequenos formatos e aprenda como usá-los em seus próprios projetos!


Por que os revestimentos de pequenos formatos são uma tendência?

A linha Artematica traz uma proposta de fusão cool e atemporal para embelezar ambientes de todos os tipos (Projeto Portobello)


Recentemente, tem havido uma tendência predominante em projetos de estética minimalista, levando a uma maior utilização de revestimentos em grandes formatos. No entanto, há também uma crescente demanda por ambientes personalizados, o que tem impulsionado o aumento da popularidade dos revestimentos em pequenos formatos.

Assim como ocorre em outras áreas da arte, a arquitetura e a decoração frequentemente veem uma alternância de tendências. Contudo, o uso desses revestimentos retorna com novas concepções e ideias.

Os revestimentos em pequenos formatos oferecem uma oportunidade para os projetos explorarem as suas formas, criando composições variadas e únicas.


A linha Vedononvedo ressignifica o espelho por meio do revestimento de pequeno formato (Projeto: Pedro Luiz de Marqui / Foto: Renato Navarro)


Investir na criatividade é uma maneira de dar ainda mais autenticidade aos ambientes, e os novos revestimentos em pequenos formatos oferecem superfícies inovadoras que combinam com diversos estilos de decoração.

Um exemplo notável é a linha Vedononvedo, um revestimento espelhado no formato 10×10 cm, criado pela Portobello em colaboração com a designer italiana Paola Navone. Com seus elementos abstratos na superfície, essas peças trazem uma nova perspectiva ao mundo dos revestimentos. Por meio do diálogo entre a luz e o material, elas refletem algo que nunca será visto da mesma maneira.

Vale ressaltar que, apesar de suas propostas diferentes, os revestimentos em pequenos formatos podem ser combinados com os grandes. Na verdade, essa é uma escolha comum entre arquitetos, designers e decoradores que estão sempre atentos às tendências.

Salt Lake Spring 20×20 cm mate bold é uma excelente opção de revestimento de pequeno formato para piscinas e áreas externas


Como usar os revestimentos de pequenos formatos?


Existem revestimentos em pequenos formatos disponíveis em uma variedade de tamanhos, cores, estampas e texturas, o que significa que as possibilidades são infinitas. Além disso, assim como outros tipos de revestimentos, muitos deles podem ser usados tanto em pisos quanto em paredes, seguindo as instruções contidas na embalagem.

A seguir, confira algumas dicas para utilizar esses revestimentos em diferentes ambientes.


Cozinha

Rodabanca revestida com Gouache Sauge 7,5×15,5 cm (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mari Orsi)


Se existe um lugar em que os revestimentos são essenciais, é na cozinha. Além do piso, superfícies como a parede da pia exigem uma proteção adequada contra água, gordura e outras sujeiras indesejáveis.

Para garantir não apenas funcionalidade, mas também beleza, os revestimentos em pequenos formatos são uma excelente escolha.

A linha Gouache, por exemplo, oferece peças em diversas cores para aqueles que desejam dar destaque a ambientes como a cozinha.

Neste projeto, Gouache Mandarine foi usado em duas paredes da cozinha, criando o efeito de profundidade (Projeto: Barlô Arquitetura)

Com superfícies inovadoras, esses revestimentos permitem criar propostas únicas e ousadas para áreas internas e externas.

Podem ser usados tanto em decorações monocromáticas quanto em projetos que misturam diferentes cores, valorizando cada uma das tonalidades.


Quartos

Inspiração de como usar a arte da geometria para criar projetos atemporais (Projeto: Portobello)


Não é apenas o piso dos quartos que pode ser revestido - cada vez mais, as paredes estão ganhando personalidade graças ao leque de opções disponíveis no mercado de revestimentos.

Isso porque esses materiais não se limitam apenas a diversas cores, mas também apresentam relevos que oferecem texturas interessantes para superfícies verticais.

Um exemplo é a linha Artematica, que explora formas geométricas. A partir de estudos matemáticos, a Portobello criou revestimentos de pequenos formatos com relevos ortogonais marcantes e sutis, perfeitos para paredes internas.

Para quem busca uma decoração contemporânea e urbana, a Artematica oferece peças em seis tonalidades diferentes, desde as mais escuras até as mais claras.


Banheiros

Paredes do banheiro revestidas com Gaia Jade e Gaia Jade Decor (Projeto: Portobello)


A escolha adequada dos revestimentos para pisos, paredes e bancadas é essencial para garantir a funcionalidade e beleza dos banheiros. Com os revestimentos de pequenos formatos, as possibilidades de composição se ampliam ainda mais.

A linha Gaia, por exemplo, apresenta peças em três cores, no formato 20×20 cm bold, ideais para decorar banheiros e outros espaços. A coleção é inspirada nos biomas da Mata Atlântica e da Amazônia, e conta com desenhos delineados que combinam tons de branco, verde, terrosos e outras cores, conferindo um toque único e autêntico ao ambiente.

Aqui, a parte inferior da parede foi revestida com peças pequenas de Gouache Ciel (Projeto: Gaia Arquitetura & Interiores)


Também é possível criar lindos projetos de banheiro a partir da coordenação entre revestimentos de pequenos formatos e peças maiores.

Explorar combinações de cores e texturas é o segredo para valorizar a decoração desse ambiente, deixando-o mais convidativo.


Salas de estar e de jantar

As diferentes tonalidades de Salt Lake Summer 20×20 cm e Folk Desert 120×280 cm criam uma atmosfera acolhedora para o projeto


Os revestimentos são essenciais para trazer beleza e funcionalidade às salas de estar e de jantar. Além de pisos, as paredes também podem ser revestidas, e a combinação de pequenos e grandes formatos pode gerar resultados interessantes.

Para trazer aconchego a esses ambientes, é recomendado apostar em revestimentos com cores inspiradas em elementos naturais.

Um bom exemplo disso são as peças da linha Salt Lake, que exploram os tons variados das lagoas de sal durante o ano. Com essa riqueza tonal, é possível criar belíssimas composições para transformar esses ambientes em verdadeiros refúgios.

Shibori Indigo Blue 20,5×20,5 cm trouxe um toque de orientalidade para a decoração de estilo mediterrâneo (Projeto: Mateus Mellonari)


Uma alternativa interessante é a utilização de revestimentos de pequenos formatos para criar padrões e desenhos nas paredes, o que traz ainda mais personalidade para as salas de estar e jantar.

A linha Shibori, inspirada na técnica japonesa manual de tingimento de tecidos, oferece peças que permitem criar composições arrojadas e únicas.

Independentemente do estilo de decoração, o uso de revestimentos de pequenos formatos é cada vez mais valorizado e oferece uma infinidade de possibilidades criativas.

Confira no site da Portobello as coleções de revestimentos de sucesso no mundo da arquitetura e decoração e deixe sua criatividade fluir na hora de projetar seus ambientes.


Gostou das dicas? Não se esqueça de deixar seu like :)

Até a próxima!

コメント


bottom of page