top of page
Buscar
  • Foto do escritorDavi Nogueira

Toalheiro térmico: deixe os seus banhos ainda mais gostosos


O toalheiro térmico é um item essencial para quem valoriza a sensação de bem-estar (Projeto: Gaia Arquitetura & Interiores)

Cada vez mais popular no Brasil, o toalheiro térmico, amplamente utilizado em países de clima frio, oferece inúmeras vantagens para os banheiros do país. Especialmente durante o inverno e em dias chuvosos, desfrutar de uma toalha seca e aquecida proporciona uma experiência verdadeiramente diferenciada. Sem dúvida, ele eleva o nível de conforto nos momentos de autocuidado.


Agora, você pode estar se perguntando como esse toalheiro térmico opera e se realmente vale a pena instalá-lo em seu banheiro. Continue lendo para descobrir tudo o que é necessário saber a respeito!

O que é o toalheiro térmico e como ele funciona?

O toalheiro térmico substitui o comum e oferece inúmeras vantagens (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)


O toalheiro térmico, também conhecido como toalheiro aquecido, desempenha a função de um suporte especial para as toalhas.


Graças ao seu sistema elétrico interno, sua estrutura gera calor, permitindo que as toalhas úmidas sequem e que as toalhas já secas fiquem aquecidas.

Dependendo da localização e da estação do ano, esse dispositivo oferece um nível adicional de conforto durante o banho. Afinal, quando as temperaturas são muito baixas ou a umidade do ar está elevada, as toalhas podem demorar consideravelmente para secar.

Não há nada mais desagradável do que sair de um banho aconchegante e ter que se secar com uma toalha fria e úmida, não é verdade?


A maioria dos modelos de toalheiro térmico mantém temperaturas entre 35 e 45°C, o que é suficiente para secar as toalhas sem causar danos. Além disso, o risco de queimaduras ao tocar no aparelho em funcionamento é praticamente inexistente.

Toalheiro dourado térmico combinando com os veios dourados do revestimento marmorizado (Projeto: Mattos Arquitetura)


Além de dispor de um interruptor de ligar/desligar, esses dispositivos frequentemente incluem um temporizador e a capacidade de selecionar a temperatura desejada. No entanto, é importante destacar que as características específicas podem variar conforme a marca e o modelo.


Ao optar pela melhor alternativa, é crucial considerar as exigências dos ocupantes da residência, uma vez que o toalheiro térmico pode acomodar de uma a quatro toalhas de uma única vez.


Por que ter um toalheiro térmico em casa?


Agora você já deve ter uma ideia das principais vantagens que o toalheiro térmico oferece. Entretanto, se continua em dúvidas sobre ter ou não um no seu banheiro, confira os benefícios mais relevantes que listamos.


Maior conforto para os banhos


Se pararmos para pensar, vamos nos dar conta de que não é só durante o inverno e as chuvas que a secagem das toalhas de banho se tornam um problema.

Por exemplo, quantas vezes você tomou banho à noite e, ao usar a toalha pela manhã, percebeu que ela ainda estava úmida?


Isso é normal. Afinal, o tempo de secagem de uma toalha no banheiro é muito maior do que se ela estivesse exposta ao sol e ao vento em um varal externo.

Portanto, o toalheiro térmico evita que você tenha que se secar com toalhas úmidas em qualquer momento, aumentando o seu bem-estar.


E, nos dias frios, ainda dá para aproveitar aquela sensação de se enrolar em uma toalha quentinha logo após sair do banho.

Higienização das toalhas

Sempre é possível encontrar um cantinho para a instalação do toalheiro térmico (Projeto: Marcelo Alexandre Minuscoli)


Está equivocado quem considera o toalheiro térmico apenas um mero item de luxo. Ao aquecer e secar as toalhas, esse dispositivo desempenha um papel fundamental na sua higienização.

Isso ocorre porque ele evita a proliferação de bactérias e fungos, eliminando o desagradável odor que pode surgir.


Quando as toalhas permanecem úmidas por um longo período, criam um ambiente propício para o desenvolvimento desses micro-organismos.


Assim, o toalheiro assume a responsabilidade de higienizar essas peças, mantendo-as em condições de limpeza por um período mais prolongado.

Economia de energia


Você pode ter a impressão de que o toalheiro térmico consome uma quantidade significativa de energia, dado que é um aparelho elétrico. No entanto, é importante salientar que essa não é necessariamente a realidade.


Uma comparação entre o consumo de energia do toalheiro térmico e o de uma secadora de roupas revela que esta última é mais voraz em consumo energético. Além disso, o fato de as toalhas permanecerem secas e aquecidas resulta automaticamente em uma redução na frequência de lavagem delas.


Isso significa que, embora o toalheiro térmico demande energia, você economizará não apenas em eletricidade, mas também na água, devido à diminuição do uso da máquina de lavar.

Design moderno

Neste banheiro neutro, o toalheiro preto térmico está em sintonia com os demais detalhes em preto da decoração


Para além de sua utilidade prática, o toalheiro aquecido é um elemento que pode acrescentar à estética do banheiro.


O material predominante na sua fabricação é o aço inoxidável, que proporciona durabilidade e um acabamento elegante à peça.


Entretanto, há também opções com diferentes acabamentos, como o toalheiro térmico preto destacado no projeto mencionado.


Com seu visual moderno, esse dispositivo confere aos banheiros um toque extra de charme e sofisticação.


Facilidade de instalar


Por último, a instalação do toalheiro térmico não envolve nenhum mistério. O dispositivo deve ser montado na parede, semelhante à instalação de um toalheiro convencional, com a consideração de posicioná-lo próximo a uma tomada para a alimentação.


Em resumo, não há necessidade de contratar profissionais especializados para realizar a instalação em sua residência. No entanto, é fundamental verificar a voltagem da tomada previamente, pois esses aparelhos geralmente não operam com alimentação bivolt.

Como escolher o toalheiro térmico ideal?

(Projeto: Nathalia Loureiro Arquitetura / Foto: Emílio Rothfuchs)


Ao fazer a aquisição de um toalheiro térmico, é crucial considerar dois fatores principais: qualidade e design.


Opte por adquirir seu aparelho de marcas conceituadas e reconhecidas por sua excelência na produção de produtos.


Como vimos, além de proporcionar utilidade e conforto, o toalheiro térmico pode também aprimorar a estética do espaço.


Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar nosso conteúdo :)

Até a próxima!

Comments


bottom of page