Ver um jardim bem cuidado e com plantas bonitas é algo que agrada a muitas pessoas. O paisagismo de jardim é um elemento que encanta muitos, pois ao projetarmos um jardim para uma residência, é possível transformar completamente a aparência da casa.
Entretanto, quais são as técnicas e tipos de flores mais adequados para compor um jardim em área externa? Nas próximas linhas, apresentarei tudo o que você precisa saber a respeito.
Projetos de paisagismo podem transformar completamente ambientes da casa (Fonte: Sofia Kozma)
Paisagismo de jardim é uma prática quase artística que combina arquitetura e técnicas de jardinagem para embelezar vários ambientes. Ele adiciona um toque de natureza às residências e, consequentemente, melhora a qualidade de vida dos moradores.
Os projetos paisagísticos podem ser aplicados tanto em áreas externas como internas e são influenciados por diversos fatores, como o espaço disponível e a incidência solar.
Jardinagem e paisagismo: quais são as diferenças?
Projetos de paisagismo reforçam valorização de belezas naturais (Projeto: Diego)
Apesar de ambas as práticas serem focadas em deixar o seu jardim e área externa mais belos, há diferenças entre elas.
Árvore cresce entre duas unidades, em residência, e ganha destaque no jardim (Projeto: Bruno Brandini)
Para implementar o paisagismo em um jardim, são necessárias técnicas de jardinagem e arquitetura. Isso significa que a vegetação é cuidadosamente plantada de forma estratégica, levando em consideração o planejamento, inclusive, sobre seu crescimento futuro.
A jardinagem, por outro lado, é uma prática completamente diferente e mais simples. Seu objetivo é cuidar das plantas e ajudá-las a crescer saudáveis.
Portanto, podemos concluir que ambas atividades são complementares e importantes para alcançar um belo jardim em casa.
Ter um projeto de paisagismo para jardim oferece diversos benefícios, além de embelezar sua casa:
Valorização do imóvel: o paisagismo pode aumentar o valor do imóvel em cerca de 20%; Estímulo à produtividade e criatividade: o paisagismo residencial, especialmente em home offices, pode ser estimulante;
Redução das ilhas de calor: áreas verdes em ambientes urbanos contribuem para o conforto térmico;
Melhoria da qualidade do ar: as plantas geram oxigênio e podem contribuir para a limpeza do ar;
Ajuda no isolamento acústico e térmico: o paisagismo ajuda a manter a temperatura controlada e minimiza ruídos.
Existem diversos tipos de paisagismo residencial para jardins, entre eles:
Tropical: o paisagismo tropical usa plantas assimétricas, geralmente de origem tropical, que são dispostas como em seus ambientes de origem;
Urbano: essa composição é comumente pensada para áreas de lazer, com ampla variedade de cores e texturas; Oriental: nesse estilo, a simplicidade domina, e é possível encontrar bonsais, arbustos e árvores originárias de países asiáticos;
Inglês: também conhecido como Cottage Garden, combina elegância e beleza por meio do plantio de espécies rasteiras e de médio porte, como flores do campo, repletas de cor;
Rural: esse modelo tem um toque mais rústico e é repleto de espécies locais;
Clássico: com um toque monumental e imponente, é um dos estilos mais conhecidos. Normalmente, suas árvores e arbustos são moldados com formas precisas e geométricas.
Projeto tem área de descanso no quintal contornado por jardim com plantas e árvores (Projeto: Amanda Andrade)
Ideias de paisagismo de jardim
Para criar uma área externa funcional e bela, é recomendável contar com profissionais que conheçam as técnicas de paisagismo residencial. No entanto, existem algumas ideias que podem ser consideradas para qualquer caso, como:
Flores e plantas
Antes de escolher as flores e plantas que serão as protagonistas de seu jardim, é preciso considerar alguns fatores:
Disponibilidade do espaço para o cultivo;
Necessidades e características de cada planta, como época de floração, manutenção, porte, texturas e cores, e produção de frutos;
Incidência de luz solar.
Depois dessa análise, pense em espécies adequadas para o seu espaço. Confira algumas sugestões de plantas para paisagismo:
Dracenas;
Pândanos;
Bananeira ornamental;
Calatéias;
Samambaias;
Helicônias;
Orquídeas nos troncos de árvores;
Agaves;
Filodendros;
Gengibres;
Estrelitzas;
Palmeiras;
Bromélias;
Costela-de-adão.
Confira como um belo jardim pode mudar toda sua casa:
Elementos essenciais para o espaço
Objetos decorativos e ferramentas de jardinagem são tão importantes quanto as plantas no paisagismo de um jardim.
O paisagismo é a arte de criar espaços únicos e harmoniosos em perfeita sintonia com a natureza (Projeto: Ideia Arquitetura)
Ao planejar a área externa do seu jardim, é importante considerar a iluminação e a distribuição das plantas. Você pode optar por instalar luminárias ou arandelas para dar destaque às áreas mais importantes do jardim. Além disso, investir em vasos, floreiras e cerca-viva pode ser uma excelente opção.
Para tornar o espaço mais aconchegante, vale a pena investir em objetos funcionais que complementam a decoração, como banquetas, sofás, mesas e redes.
Outra ideia interessante é a instalação de um sistema de irrigação, que manterá a umidade do seu jardim e facilitará as regas periódicas, tornando seu espaço mais refrescante e relaxante.
Projeto de paisagismo conta com amplo jardim vertical, além de árvores e plantas baixas (Projeto: Andrea Eiras )
Principais erros no paisagismo de jardim
Mesmo com as dicas que trouxemos, ainda há alguns erros que podem, facilmente, acontecer no paisagismo de jardim.
Entre eles, há a falta de consideração das espécies da flora nativa, bem como as necessidades e cuidados que cada espécie exige. De igual modo, é preciso pensar na proporção e espaço disponível para que raízes, quando crescerem, fiquem bem acomodadas.
Gostou das dicas? Não se esqueça de deixar seu like :)
Até a próxima!
댓글