top of page
Buscar
  • Foto do escritorDavi Nogueira

Duplex: entenda o que é e veja inspirações desse tipo de imóvel

Com apartamentos cada vez menores, os duplex vem ganhando destaque e se tornando objeto de desejo. Entenda mais sobre essa tipologia de apartamento

Os apartamentos duplex se destacam pela qualidade e quantidade de espaço disponível (Projeto: Bárbara Dahmer)


Para aqueles que estão em busca do seu primeiro imóvel, um dos aspectos cruciais a serem considerados é o tipo de propriedade que desejam adquirir. O termo "duplex" descreve uma categoria de apartamentos de dois pavimentos, que podem ser comparados aos sobrados, mas na versão de apartamentos.


Essa modalidade de imóvel tem ganhado cada vez mais popularidade entre aqueles que planejam viver em apartamentos. Ela combina o conforto e a segurança típicos dos apartamentos com a versatilidade, o espaço amplo e a altura de pé direito comuns em casas. Geralmente, os duplex são configurados como coberturas, e a conexão entre os dois pavimentos é estabelecida internamente.


Apartamentos espaçosos têm se tornado cada vez mais escassos nas grandes cidades, e é por isso que os duplex representam uma solução excepcional para essa demanda crescente. Continue a leitura para obter informações adicionais sobre esse tipo de apartamento.

O que é um apartamento duplex?

Grandes janelas e pé direito alto costumam compor apartamentos duplex (Projeto: Espaço do Traço Arquitetura)


Um apartamento duplex é um tipo de residência com dois andares que estão conectados internamente. Geralmente, esses dois andares estão situados nos níveis superiores do edifício, embora essa disposição não seja uma regra absoluta. Outra característica comum encontrada nesse tipo de apartamento, embora também não seja uma regra estrita, são as amplas janelas e tetos altos.


Esse estilo de apartamento é frequentemente considerado uma opção de propriedade de luxo. Normalmente, a distribuição dos espaços segue uma estrutura onde as áreas sociais, como a sala de estar, sala de jantar, lavabos, cozinha e lavanderia, estão localizadas no pavimento inferior.

No pavimento superior, por outro lado, são encontradas as áreas mais privadas, incluindo quartos, banheiros e outros espaços destinados ao uso pessoal.


Mezanino e Triplex

Os apartamentos triplex também são uma modalidade de imóvel de luxo que oferecem todas as vantagens do duplex, com ainda mais espaço (Projeto: Round Square / Fábio Mingoti)


É fundamental exercer cautela ao identificar apartamentos duplex. Hoje em dia, há muitos apartamentos com tetos altos e mezaninos incorporados em seu projeto.


Esses apartamentos podem, ocasionalmente, ser confundidos com duplex, mas é importante destacar que eles não são a mesma coisa. No entanto, um apartamento duplex pode incluir a presença de um mezanino. A distinção crucial reside no fato de que um apartamento só com mezanino não pode ser classificado como duplex.


Um apartamento duplex deve abranger todo o pavimento superior, com divisões e compartimentos distintos, essencialmente consistindo em uma unidade de dois andares.


Além disso, há outra variação relacionada ao duplex, um pouco mais espaçosa, conhecida como triplex. Essa tipologia também é considerada uma opção de imóvel luxuoso e envolve um apartamento distribuído em três níveis. O triplex oferece mais espaço e, consequentemente, tende a ser mais caro em comparação com o duplex.


É comum que o triplex inclua um elevador interno e uma ampla área externa na cobertura.


Vantagens de um apartamento duplex

Agora que você já está familiarizado com a definição de um apartamento duplex, e até mesmo de um triplex, é hora de explorar as vantagens desse tipo de residência.

Amplitude de Espaço

Os apartamentos duplex oferecem o dobro da área em comparação com apartamentos convencionais. Isso possibilita a criação de ambientes mais espaçosos e uma distribuição mais eficiente dos cômodos na propriedade.

Maior Privacidade


Por geralmente ocuparem os últimos andares dos edifícios, os apartamentos duplex desfrutam de um nível consideravelmente maior de privacidade. Ruídos vindos da rua e dos apartamentos vizinhos deixam de ser um problema significativo.

Flexibilidade de Layout


Os apartamentos duplex frequentemente apresentam pé direito duplo e um design de planta livre devido ao espaço disponível. Essas características são vantajosas, pois facilitam a criação de layouts diversos e até mesmo pequenas reformas, permitindo uma maior personalização.

Luz Natural e Ventilação


Devido ao pé direito alto, os apartamentos duplex costumam contar com amplas janelas que possibilitam uma melhor utilização da luz natural e ventilação.

Vista Panorâmica


Uma das vantagens notáveis do apartamento duplex é a vista panorâmica. Sendo localizado nos andares mais elevados e frequentemente possuindo grandes janelas, esses apartamentos oferecem vistas deslumbrantes da cidade. Acordar e viver com uma vista impressionante pode ser um fator determinante na decisão de compra para muitas pessoas.

Valorização Sustentável


É importante destacar que os apartamentos duplex costumam ser consideravelmente mais caros do que os apartamentos convencionais. No entanto, para aqueles que veem isso como um investimento, eles representam uma excelente aposta, já que tendem a se valorizar constantemente. Em um cenário onde apartamentos espaçosos nas grandes cidades estão se tornando cada vez mais raros, a demanda por apartamentos duplex só tende a crescer, contribuindo para uma valorização sustentável desse tipo de imóvel.


Inspirações

Separamos algumas inspirações que te ajudarão a planejar a decoração do seu duplex:


Crie salas de banho luxuosas

Um banheiro com vista e muita luz natural é um sonho de relaxamento (Projeto: Portobello)


A privacidade proporcionada por uma cobertura permite que você invista em um banheiro espaçoso e com muita luz natural.


Explore a luz natural no seu projeto

Destaque nos apartamentos duplex, janelas amplas garantem muita luz natural, que traz elegância e qualidade de vida (Projeto: AMMO Arquitetura e Interiores)


As generosas janelas podem ser utilizadas para assegurar uma abundante entrada de luz natural nos espaços. Despertar e viver com uma deslumbrante vista da cidade, acompanhada de iluminação natural, contribui significativamente para aprimorar a qualidade de vida.


Tenha um espaço de relaxamento

Espaços de descanso e relaxamento são importantes e garantem a saúde dos moradores (Projeto: Portobello)

Devido à sua maior área, o apartamento duplex proporciona uma oportunidade mais acessível para a criação de um espaço dedicado ao relaxamento. Pode ser um cantinho para leitura, meditação ou uma poltrona para desfrutar da vista panorâmica com tranquilidade.


Integre a área social

Planta livre e integração das áreas sociais garantem um maior aproveitamento do espaço em um apartamento duplex (Projeto: Bárbara Dahmer)


A integração da área social permite maior amplitude no seu apartamento duplex.


Aproveite sua área externa

A área externa também é um grande diferencial dos apartamentos duplex, possibilitando a instalação de piscina, sauna e churrasqueira (Projeto: Capponi Arquitetura)


As áreas ao ar livre, como coberturas ou varandas, devem ser exploradas nos apartamentos de dois pavimentos. Essa é a oportunidade de ter em um apartamento uma piscina, sauna ou jardim.

Resumidamente, os apartamentos duplex oferecem o conforto típico de um apartamento, aliado à espaçosidade de uma casa. Eles representam, portanto, uma solução valiosa em meio à crescente escassez de espaço nas grandes cidades. Com suas amplas janelas e pé direito alto, proporcionam ambientes espaçosos e privacidade. Sendo flexíveis e bem iluminados, essas propriedades se destacam como investimentos promissores.

Em resumo, o apartamento duplex oferece a qualidade de vida de uma casa, mas nas comodidades de um apartamento. Uma escolha ideal para quem busca a fusão do melhor de ambos os mundos.




E para você, qual peça considera ser a mais emblemática, representando o design de interiores brasileiro?

Comments


bottom of page