top of page
Buscar
  • Foto do escritorDavi Nogueira

Dicas de como arrumar os livros em casa

Se você gosta de ler e colecionar livros, revistas ou catálogos de exposições de arte, não os deixe mais guardados em armários, envelhecendo. Encontre um espaço na sua casa para exibi-los, enriquecendo culturalmente o ambiente. A exposição de livros é uma tendência de decoração que revela um pouco da nossa história e personalidade, conferindo à casa um toque especial e único.


Existem várias maneiras de organizar seus livros em casa, de forma que fiquem bem apresentados. Se você tiver muitos, é recomendável escolher um método de arquivamento. As formas mais comuns e conhecidas são por ordem alfabética ou por grandes áreas temáticas. No entanto, cada pessoa tem uma relação única com suas leituras e faz diferentes conexões. Portanto, se ao pensar em um livro você se lembra de outro, mesmo que sejam de áreas distintas, é interessante deixá-los próximos. Dessa forma, seus amigos e familiares podem ver o que você gosta de ler e descobrir as diferentes jornadas que a literatura oferece.


Mas, de qualquer maneira, o mais importante é saber onde eles estão quando você precisar, mesmo que pareçam desorganizados. Livros podem ficar belíssimos mesmo sem estarem perfeitamente arrumados, empilhados uns sobre os outros, misturando volumes antigos com novos, romances com catálogos. O que realmente importa é a coleção em si.



Sobretudo, uma dica importante: preencha seus espaços com livros que você conhece, já leu ou pretende ler. Ter poucos livros familiares é muito mais interessante do que possuir muitos livros que ninguém leu. Outra sugestão para adicionar cor e diversidade: exposições de arte, museus, peças de teatro e óperas frequentemente oferecem catálogos, programas e livretos. Guarde-os como lembranças, e sempre que esquecer o nome de um artista ou músico, você saberá onde procurar.



Inspire-se nas diversas opções de móveis feitos sob medida para guardar livros, como bibliotecas, nichos e escadas. Eles vão deixar sua casa ainda mais bela, com cores, textos, autores, poesias e tudo aquilo de que você gosta.

Outra tendência da modernidade é misturar lembranças de viagens, de lugares que passamos durante a vida, com livros, discos e outros enfeites nas prateleiras. Vale tudo para contar história. As dos livros e as da sua vida.



Gostou das dicas? Não se esqueça de deixar seu like :)

Até a próxima!

Comments


bottom of page