Cada vez é mais comum combinar elementos imobiliários com a natureza dentro de casa, pois as plantas são um componente essencial que enriquece o ambiente em que estão, graças à emissão de oxigênio durante o dia. Decorar com plantas é uma ótima escolha para o lar, também pela sua beleza. Elas são capazes de dar uma nova vida aos cantos de cada cômodo.
No artigo de hoje, vamos mostrar como decorar com plantas em casa, seja para dar um novo visual ao interior ou para trazer um toque de natureza à sua varanda, terraço ou quintal. Não perca!
Decorar com Plantas de Interior
As plantas dentro de casa podem desempenhar diversas funções e oferecer novas utilidades a espaços, como cantos esquecidos, cabeceiras de camas ou até mesmo como divisórias.
Atualmente, existem suportes de metal ou madeira que servem de base para decorar com plantas em ambientes como escritórios ou salas de estar. Esses suportes geométricos combinam perfeitamente com plantas como o helecho, a peperômia e a tillandsia.
Outra opção, como mencionamos, é usar divisórias vegetais em vez de comprar um biombo. Elas podem ser criadas utilizando um quadro metálico e cordas verticais, permitindo que suas plantas trepem.
Se você busca integrar a natureza em um espaço como a sala ou a cozinha, uma planta que se encaixa em qualquer decoração e está em alta é a Monstera Deliciosa, também conhecida como Costilha de Adão, que se destaca pela beleza de suas grandes folhas.
Se os tetos da sua casa são altos, o Ficus Lyrata pode ser uma boa escolha, pois pode atingir até 10 metros de altura. Esse tipo de planta combina bem em espaços grandes, mas que também sejam aconchegantes. Outro Ficus muito comum é o Árvore de Borracha, que se adapta a qualquer estilo decorativo, mas precisa de umidade, rega e luz natural.
Plantas no Exterior da Sua Casa
Decorar o exterior da casa com plantas ajuda a desconectar da rotina e a recuperar a tranquilidade, criando ambientes agradáveis que convidam a passar mais tempo em varandas, terraços ou jardins, além de proporcionar frescor aos espaços.
As plantas de exterior criam áreas de sombra, muito necessárias em residências localizadas em regiões de clima quente. Elas também ajudam a ocultar elementos estruturais do edifício, como muros com imperfeições. Para essa função, as plantas trepadoras são ideais, como a hera, a parra virgem ou a glicínia.
Outras plantas que agregam valor ornamental, além de funcional, à varanda são as enredadeiras, que, ao contrário das trepadoras, precisam de uma estrutura vertical para que seus caules cresçam se entrelaçando. Exemplos incluem o jasmim e a buganvília.
Aspectos a Considerar ao Decorar com Plantas no Exterior
Dependendo do clima da região e da localização das plantas no espaço exterior disponível, vários fatores devem ser considerados ao decorar com plantas, além da qualidade estética já mencionada.
Resistência à luz solar: Se você não tem a disponibilidade de regar as plantas com frequência ou viaja com regularidade, deve optar por espécies resistentes que não precisem de muita atenção. Alguns exemplos são o gerânio, o crisântemo, o cravo ou o lírio azul. Também existem variedades que, embora necessitem de iluminação, não requerem luz solar direta, como as margaridas.
Espaço disponível: Se você tem espaço suficiente no seu jardim, pode plantar cercas vivas ou telas vegetais como o durillo, o callistemon, o espinho de fogo ou o azahar. Você também pode optar por um árvore, como o oliveira, que oferece as azeitonas. Se o espaço for um balcão ou terraço com várias floreiras, escolha flores sazonais, como o jasmim chinês, o palmito, a yuca ou a buganvília.
Duração do ciclo de vida: Se você procura plantas que possam florescer em diferentes épocas do ano, para aproveitar sua beleza o ano todo, deve escolher plantas perenes, como a clavelina, a palmeira Archontophoenix ou a lavanda.
Alimentação: Se você deseja uma planta que, além de ser bonita, também traga algum benefício, pode escolher plantas comestíveis, como ervas aromáticas, ou cultivar hortaliças e frutas, como uma pequena tomateira. Também é muito comum plantar menta ou aloe vera.
Se esse post foi útil pra você, compartilhe ele com alguem. Até a próxima!