Saber como limpar porcelanato corretamente é fundamental para conservar o revestimento (Projeto: Portobello S.A.)
Reunimos as principais dicas e dúvidas sobre como limpar porcelanato corretamente para te ajudar a manter a superfície sempre bonita.
O porcelanato vem sendo cada vez mais usado para revestir os ambientes. É bonito, sofisticado e aparece em diferentes formatos, cores e texturas. Contudo, é comum surgirem dúvidas com relação aos cuidados e sobre como limpar porcelanato corretamente.
Afinal, ninguém quer danificar um produto de qualidade, escolhido com tanto cuidado para fazer parte da decoração.
Portanto, antes de sair por aí comprando todos os produtos da prateleira do supermercado, é importante entender alguns pontos.
Apesar de ser um material extremamente resistente, com absorção de água quase nula, o porcelanato necessita de alguns cuidados especiais na hora da limpeza para garantir que a sua beleza dure por muito mais tempo.
Por esse motivo, preparamos este post com dicas e dúvidas frequentes. Ao longo do texto, você vai entender que elas servem para todos os tipos de porcelanato, incluindo as Lastras, que têm formato gigante.
Limpeza de porcelanato não requer uso de muitos produtos (Projeto: Juliana Abad)
Seguindo cada uma das nossas instruções, você vai conseguir manter seu porcelanato sempre bonito e limpo, sem preocupações!
Afinal, como limpar porcelanato?
Preparamos um conteúdo supercompleto para você descobrir como limpar porcelanato. Nas linhas a seguir, você confere o seguinte:
Como limpar porcelanato: pós-obra;
O passo a passo de como limpar porcelanato;
Limpeza do rejunte;
Como limpar porcelanato de forma fácil no dia a dia;
O que é bom para limpar piso de porcelanato?
O que é bom para limpar porcelanato e dar brilho?
Pode usar vinagre para limpar porcelanato?
Pode usar detergente em porcelanato?
Como limpar porcelanato de acordo com o tipo;
Dicas para uma maior conservação do revestimento;
Maiores erros cometidos ao limpar o porcelanato;
O que não pode passar em porcelanato.
Como limpar porcelanato: pós-obra
É preciso tomar certos cuidados com a limpeza do porcelanato durante e após a obra (Projeto: Deisy Rigotto / Foto: Fábio Grison)
Antes de mais nada, é importante entender que você precisa proteger o porcelanato, caso a obra continue após a instalação.
Para isso, é possível usar protetores de piso específicos para essa finalidade. Em alguns casos, as pessoas usam papelão, sobretudo quando o orçamento da obra está apertado, mas isso não é recomendado.
Afinal, o papel pode molhar e soltar tinta, causando manchas no porcelanato. Portanto, use materiais corretos para proteger a superfície.
Dessa maneira, é possível evitar não só sujeira e mancha, como também arranhões no porcelanato novinho.
Sem falar que isso vai facilitar e muito quando chegar a hora de você colocar em prática nossas dicas de como limpar porcelanato.
Então, após a obra, é muito importante realizar a primeira limpeza do porcelanato. É ela que vai evidenciar o brilho do revestimento polido e evitar o aparecimento de manchas superficiais nos primeiros anos.
A primeira faxina, quando bem executada, também vai facilitar a realização da higienização diária.
É importante que essa etapa pós-obra seja feita cuidadosamente. Afinal, ainda pode haver algum resquício de materiais abrasivos na superfície do porcelanato, como cimento e grãos de areia.
Até a limpeza final, é muito importante esperar a cura dos materiais. Antes disso, não é indicado passar nem a própria água por cima do rejunte depois que ele for aplicado.
Lembrando que a aplicação dos rejuntes deve ser feita de acordo com a orientação do fabricante. Após a secagem, no entanto, já é possível caprichar na limpeza.
O passo a passo de como limpar porcelanato
Cuidados no pós-obra garantem um porcelanato bonito e sem manchas (Projeto: Ágape Arquitetura)
Agora sim, chegou a hora de entender como limpar porcelanato no pós-obra.
Passo 1
Para começar, remova os objetos do chão do ambiente, como restos de obra evitando riscos e manchas durante o trabalho.
Passo 2
Em seguida, use uma vassoura macia ou aspirador de pó para remover o excesso de poeira.
Passo 3
Então, use uma esponja umedecida em água e limpe totalmente o revestimento, para evitar manchas no porcelanato.
Passo 4
Depois disso, faça uma aplicação de detergente neutro para garantir a limpeza. Caso ainda haja sujeira ou mancha, use saponáceo cremoso.
Se, ainda assim, a sujeira persistir, é possível partir para o Clean Max Portokoll. Esse tipo de produto pode ser encontrado nas principais lojas de materiais de construção.
Ele vai remover as manchas que podem ter aparecido e deixar o piso com aparência perfeita.
Além disso, o produto também pode ser utilizado em casos extremos, como no surgimento de manchas difíceis de remover com os métodos convencionais.
Passo 5
Durante a realização da obra ou da reforma da casa, pode ser que o porcelanato tenha sido manchado com respingos de tinta, por exemplo.
Para retirá-las, o indicado é a utilização de um solvente orgânico ou o Thinner. Apenas tome cuidado para não deixá-los agindo por muito tempo sobre o piso.
Contudo, faça testes em pequenas áreas do porcelanato antes de aplicar para conferir a qualidade e eficácia dos produtos.
Limpeza do rejunte
Como é fino e está em contato direto com o porcelanato, o rejunte precisa ser limpo com atenção (Projeto: Juliana Loffi Arquitetura)
Além do revestimento, o rejunte também pode sujar, seja durante a obra ou no dia a dia. Portanto, você deve se atentar não só a como limpar porcelanato, mas também a como remover a sujeira dessa superfície.
Por causa da sua proximidade com o porcelanato - que inclusive requer pouco rejunte - todo cuidado é pouco para evitar danos ao revestimento.
Sendo assim, para limpar o rejunte de porcelanato, você também pode utilizar o Clean Max da Portokoll, sete dias após o assentamento.
Basta diluir o produto em água (1/10), deixar agir pelo tempo indicado na embalagem e limpar com o lado macio da esponja.
Você também pode utilizar saponáceo cremoso no rejunte. Para isso, aplique o produto puro sobre o rejunte com um pouco de água e deixe agir por dez minutos. Depois, use o lado amarelo de uma esponja.
Se houver dúvida, dilua o agente de limpeza na água e faça o teste em apenas uma parte da peça, para garantir que não vão aparecer manchas no revestimento.
Depois disso, basta realizar os procedimentos simples da limpeza diária que explicamos no item abaixo.
Outros materiais muito indicados para a limpeza pós-obra são os saponáceos cremosos (CIF) ou o Veja Cloro Ativo.
Uma opção ótima que funciona de forma paliativa para a limpeza é o vinagre branco. Com ele é possível remover o excesso de rejunte que fica na peça sem danificar.
Como limpar porcelanato de forma fácil no dia a dia?
Infográfico explica como limpar porcelanato em 5 passos (Imagem: Archtrends Portobello)
No dia a dia, é fácil deixar o seu porcelanato lindo e brilhante.
Para limpar o porcelanato de forma eficiente, siga os passos a seguir:
Utilize uma solução de limpeza que contenha uma colher de sopa de detergente neutro diluído em cinco litros de água;
Varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar;
Passe um pano de chão molhado;
Seque o piso com um pano seco para que não fiquem manchas.
Caso ainda permaneça sujeira impregnada sobre o produto, deixe a solução de detergente e água agir sobre o piso por mais alguns minutos e depois esfregue com escova ou vassoura de cerdas macias.
Não utilize palha de aço ou produtos similares, já que eles podem riscar, danificar e retirar o brilho do porcelanato ou do esmalte do revestimento. Depois, enxágue bem somente com água e seque com um pano limpo.
É importante lembrar que os porcelanatos Portobello estão mais próximos da família das pedras naturais do que da cerâmica. Portanto, requerem a mesma cautela necessária ao fazer a manutenção das pedras.
Sendo assim, não utilize ceras ou impermeabilizantes. Essa prática pode acarretar a perda da garantia de cinco anos para defeitos ocultos que a fábrica oferece.
O problema de realizar a limpeza do porcelanato apenas com detergente neutro diluído em água é que ele não deixa a casa com aquele cheirinho de limpeza.
Por isso, você pode fazer a faxina da maneira adequada e, depois de terminar, usar um spray perfumado para ambientes. Só tome cuidado para não aplicar o spray diretamente sobre o piso.
O que é bom para limpar piso de porcelanato?
Usar o produto errado para limpar porcelanato pode danificar a superfície de forma irreversível (Projeto: Oficina de Morar)
Para limpar porcelanato de maneira pesada, você pode usar CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso. Isso, claro, quando o detergente neutro não for suficiente.
Qualquer um desses produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicado com pano umedecido nessa solução.
A diluição deve ser de 1/10 a 1/30, ou seja, uma parte do produto para dez partes de água, ou uma parte do produto para 30 partes de água.
A não diluição dos produtos, bem como a sua aplicação direta sobre o piso, pode ocasionar o surgimento de manchas permanentes.
Como no caso da tinta, caso ocorra algum tipo de acidente com canetas, canetinha hidrocor, esmaltes ou outros tipos de pigmentos, o indicado é a utilização de um solvente orgânico para limpeza do porcelanato, como álcool, Thinner ou acetona.
Pode acontecer de um dos moradores ser alérgico a algum tipo de produto químico. Ainda assim, tem como limpar porcelanato.
Para as áreas externas, o procedimento é o mesmo. Utilize detergente neutro diluído em água para a limpeza diária. Já para limpar porcelanato de forma pesada, use CIF, Assolan Saponáceo Cremoso ou ainda Veja Cloro Ativo.
O que é bom para limpar porcelanato e dar brilho?
Dicas simples ajudam a dar brilho ao porcelanato (Projeto: Priscilla Zarzur)
Muita gente investe no porcelanato em busca daquela superfície brilhante que o porcelanato polido oferece.
No entanto, por algumas razões, ele pode parecer fosco. Contudo, não use produtos como ceras, por exemplo.
Em vez disso, vale seguir os passos que mencionamos anteriormente para tentar limpar porcelanato e dar brilho.
Se não funcionar, você pode utilizar o vinagre, sempre diluído em água. Ele não mancha, não diminui o brilho e é inofensivo para o porcelanato.
Contudo, é muito importante que você não use produtos abrasivos ou deixe algum produto de limpeza agir por muito tempo. Isso porque o porcelanato pode manchar.
Vale mencionar que o porcelanato pode parecer “embaçado” porque está arranhado.
Mesmo sendo um produto bastante resistente e robusto, o porcelanato pode riscar. O dano varia de intensidade, a depender da causa e do tipo de cerâmica.
Basicamente, existe uma escala de dureza chamada Mohs, que varia de 1 a 10 e determina o quão resistente a riscos é o porcelanato.
Enquanto o polido recebe classificação que fica entre 3 e 4, o porcelanato natural varia entre 6 e 7.
Portanto, além de entender como limpar porcelanato corretamente, é interessante saber como evitar que ele risque. Não importa o tipo de produto que você escolheu.
Algumas dicas são proteger a cerâmica durante a obra, manter o ambiente limpo e colocar um capacho na entrada para evitar que as pessoas levem sujeira para dentro.
Também é interessante usar feltro nos pés de mesas e cadeiras, além de colocar tapetes em áreas de grande circulação.
Pode usar vinagre para limpar porcelanato?
Sim, o vinagre ajuda a remover a sujeira do porcelanato, como é o caso do rejunte no pós-obra.
Contudo, é muito importante ressaltar que o produto correto para limpar porcelanato é o vinagre branco. Portanto, não use outros tipos no revestimento, caso contrário poderá causar manchas em vez de limpar.
Pode usar detergente em porcelanato?
Essa é outra dúvida bastante comum sobre como limpar porcelanato. Como mencionamos anteriormente, o detergente pode ser diluído em água para a limpeza do dia a dia.
No entanto, também é fundamental que você use detergente neutro. Assim, evita que corantes da composição do produto manchem o porcelanato.
Dicas preciosas, não? Agora você está preparado para cuidar bem do porcelanato da sua casa e fazer com que a vida útil dele seja ainda maior, além de garantir que ele fique muoto mais limpo e brilhante.
Comments