top of page
Buscar
Foto do escritorDavi Nogueira

Como é o interior das casas de luxo?

Uma casa de luxo é caracterizada por uma série de elementos que a tornam especial, como a localização, a paisagem, a arquitetura, o design e o interior da residência.

Considera-se uma residência de luxo quando não apenas cumpre essas características, mas também está acima do preço de mercado.


Mas como são esses lares por dentro? Quais são os pedidos mais comuns feitos pelos clientes?


Hoje queremos apresentar os pedidos mais frequentes e as características mais comuns dos interiores das casas de luxo.


1. Combinar design de interiores e arte: A primeira característica das residências de luxo é que cada espaço é único. É fundamental dar identidade a cada ambiente por meio da combinação do design de interiores com a arte.

Desde o closet até o banheiro, passando pelo hall de entrada, sala de estar e dormitórios, é conferida uma personalidade única a todos os cômodos através do design.

É dada uma especial atenção ao hall de entrada da residência, o primeiro espaço que dá as boas-vindas ao lar. Um exemplo disso pode ser visto nesta casa de luxo, onde está exposta uma obra de Jaume Plensa, escultor e pintor mundialmente conhecido.



Obra de Jaume Plensa, artista internacional


2. Espaços amplos e iluminados: Outra das características mais comuns nos interiores das casas de luxo e na arquitetura contemporânea é o design de espaços amplos. Isso inclui grandes janelas e claraboias que facilitam a entrada de luz natural.

Além disso, é feito um estudo detalhado da iluminação de cada ambiente, criando diferentes atmosferas dentro da residência.

Um exemplo característico pode ser visto nesta casa, onde uma grande janela permite a entrada de luz natural na área da piscina.


Os espaços amplos e iluminados são características comuns em im´oveis de luxo


3. Designs únicos de mobiliário


O design de um mobiliário exclusivo confere personalidade a cada um dos espaços da residência. É buscada a originalidade: a geometria na curva de um aparador, a criação de formas características únicas em uma mesa.


Formas únicas dão originalidade a ambientes de alto luxo


4. Cuidado com a qualidade dos materiais: A personalidade de uma residência de luxo também se acrescenta a seleção cuidadosa de materiais e acabamentos. Nesses projetos se busca a qualidade não apenas no aspecto estético, mas também na personalidade que ela conferirá à construção, seja uma residência ou um edifício.


O valor de ser único e a qualidade são o ponto de inflexão, desde os próprios materiais até o tratamento que recebem.

Um exemplo disso pode ser encontrado na fachada desse edifício. O material utilizado é um compósito de alumínio, e o design da fachada conta com iluminação LED azul, que cria uma conversão visual entre a marca, o edifício e o dinamismo exterior.



Os materias de fachada desse edificio criam uma conversão visual entre a marca, o edificio e o dinamismo interior


5. Unificar o exterior: Busca-se que o ambiente ao redor da residência se funda com o interior. Isso é alcançado por meio de horizontes infinitos que permitem uma quase completa integração da casa de luxo com a natureza.

Em outra luxuosa residência, a janela panorâmica funde luz e paisagem com a casa, fazendo com que o final do ambiente seja o próprio horizonte.

Além disso, a casa foi projetada para ter ventilação cruzada, ou seja, não necessitava de ar-condicionado, o que a integrava ainda mais com seu entorno.


Casa litorânea que fusiona arquitetura com a paisagem


6. Uso de cores neutras: Nas residências de luxo, as tonalidades neutras se destacam. No entanto, cores intensas são utilizadas em determinados espaços da casa para evocar emoções: melhorar o humor, aumentar a criatividade ou reduzir o estresse.

Um exemplo disso pode ser observado nesta residência, onde se destaca a paleta de cores neutras combinada com pequenos toques de cor.



Nos imóveis de luxo se destacam as paletas neutras, ainda que também se utilize cores intensas com o intuito de provocar sensações


  1. Domótica na habitação: A tecnologia mudou nosso dia a dia, e isso também influencia o design de interiores. A domótica envolve o gerenciamento inteligente da maioria dos elementos da residência, como iluminação, temperatura, vigilância ou controle de acesso à casa. Automatizar sua casa a transforma em uma casa inteligente, ou smart home, proporcionando mais segurança e comodidade.



Nesse projeto, softwares controlam a segurança, conforto e eficiencia


Esta residência, possui um software sofisticado que combina ações nas áreas de segurança, conforto e eficiência, todas gerenciáveis a partir de um aplicativo completo que ajuda a otimizar o uso inteligente da casa.


Com a evolução constante da tecnologia, as soluções para o lar estão se tornando cada vez mais inovadoras e integradas. A automação residencial, ou domótica, transforma o ambiente em um espaço inteligente, onde segurança, conforto e eficiência energética são priorizados e podem ser controlados de maneira prática através de aplicativos. Projetos como o da A-cero mostram como o design moderno alia sofisticação e funcionalidade, proporcionando uma experiência de vida conectada, segura e otimizada. Investir em uma casa inteligente é investir em um futuro mais confortável e sustentável.


Gostou desse post? compartilhe ele. Até a próxima :)


bottom of page