top of page
Buscar
  • Foto do escritorDavi Nogueira

Casa tropical: inspirações para um ambiente vibrante e com frescor


Cores vibrantes, elementos naturais e plantas são elementos-chave para a decoração estilo casa tropical (Projeto: Studio Mariana Crego / Foto: Rafael Renzo)


Estampas botânicas, uma paleta com tons alegres e o uso de elementos naturais são essenciais para decorar uma casa tropical.


O frescor das plantas, as cores que refletem as belezas naturais e objetos artesanais que contam histórias compõem este estilo de decoração tipicamente brasileiro que tem conquistado adeptos por todo o país.


Inspirada na exuberância da natureza e no calor latino, essa estética traz um ar despojado e repleto de aconchego.


Se você deseja adicionar um toque de brasilidade ao seu lar, há alguns itens que podem ajudar a criar o clima de casa tropical em qualquer projeto.


Cores vibrantes e alegres são a escolha perfeita

Cores alegres trazem charme e combinam com o clima tropical (Projeto: studio FP02)


Para os amantes da decoração com vibe tropical, uma paleta de cores vibrantes é essencial para criar um ambiente caloroso e cheio de energia.

Pense em tons que reproduzam elementos da natureza, como o verde-esmeralda, o coral e o amarelo. Os azuis também trazem tranquilidade, enquanto os tons de vermelho adicionam personalidade.


E, como estamos nos referindo a uma paleta natural, não podemos esquecer dos tons terrosos. Bege, marrom, amarelo-queimado e laranja são excelentes escolhas para representar esse clima.


Eleja um plano de fundo neutro

Para deixar as estampas e cores vibrantes brilharem, eleger tons neutros como base é fundamental (Projeto: Kamylle Versetti Perotto / Foto:  Janaina Lott)


Para incorporar tantos tons vibrantes no ambiente, é essencial harmonizá-los - e o segredo para alcançar esse resultado está em um plano de fundo neutro.


Opte por tons claros para a base da sua decoração, como branco, creme e bege. Além de proporcionar um efeito de tela em branco para destacar estampas tropicais em almofadas ou uma poltrona laranja, as cores neutras também refletem a luz que entra pelas janelas, valorizando a iluminação natural e tornando o ambiente ainda mais aconchegante.


Estampas são a alma da casa tropical

Lavabo com papel de parede de folhagens assume o estilo tropical (Projeto: Pontto 4 Arquitetura)


Considere padrões que façam referência às maravilhas da natureza, como motivos botânicos. Além disso, pássaros como o flamingo, o tucano ou a arara também são escolhas populares. Não podemos esquecer dos padrões inspirados em animais silvestres, como onça e leopardo - sim, os amados prints de animais estão inclusos. E ainda há espaço para formas orgânicas, que estão muito em voga.


Ao incluir estampas tropicais na decoração, o segredo está no equilíbrio. Experimente combinar fronhas estampadas com lençóis neutros, ou uma manta com padrão de tigre para animar um quarto em tons pastel.


Você também pode optar por estampas em um belo quadro para dar charme a um canto da sala, ou em acessórios e louças para compor a mesa posta.


Quer ousar um pouco mais? Considere revestimentos estampados ou papel de parede para dar vida a uma parede, como no exemplo do lavabo acima. A estamparia tropical também adiciona um toque brasileiro aos móveis, como uma bela poltrona para a sala ou o quarto.


Materiais naturais são essenciais em uma casa tropical

Móveis artesanais e artesanato na decoração trazem atmosfera única ao ambiente (Projeto: MILCENT ARQUITETURA)


Quando exploramos a decoração tropical, é comum focarmos em uma paleta vibrante e cheia de estampas. No entanto, também valorizamos outros elementos provenientes da natureza, como a madeira e o algodão.


Uma bela mesa de madeira pode se tornar a protagonista da sala de jantar, enquanto cestos de rattan podem ser transformados em cachepôs para plantas ou espaços de armazenamento.

O algodão encontra seu lugar em peças de roupa de cama e mesa, almofadas e cortinas. Móveis com detalhes em palhinha, por exemplo, estão entre as preferências do momento.


A referência aos elementos naturais pode ainda se manifestar nos revestimentos cerâmicos, que oferecem alta durabilidade e exigem pouca manutenção. Um piso em porcelanato que reproduz a textura da madeira, por exemplo, pode ser utilizado em toda a casa, conferindo um ambiente mais acolhedor.


Plantas reforçam o clima da casa tropical

Em uma decoração tropical, a área externa pode contar com palmeiras ou coqueiros no paisagismo e elementos de madeira (Projeto: Andrea Eiras)


Seja em vasinhos ou em um jardim, as plantas são a alma da casa tropical. O estilo urban jungle segue em alta, com folhagens de diferentes tamanhos espalhadas por todos os ambientes da casa, do quarto à lavanderia.

Mas mesmo quem não tem o famoso dedo-verde pode trazer um pouquinho da natureza para dentro de sua morada. Na flora brasileira, não faltam espécies belíssimas e de cultivo simples para dar mais vida ao ambiente, como:


  • Costela-de-adão, cujas folhas estão entre as estampas tropicais mais conhecidas;

  • Alocasia, com suas folhas verdes brilhantes e perfumadas;

  • Palmeiras, que podem ser plantadas em vasos ou diretamente no solo;

  • Ficus Elástica, que tem variações como a Burgundy, com folhas escuras, e a Ruby, com manchas rosadas;

  • Jiboias, que são fáceis de cuidar e ficam lindas como planta pendente.


Casa tropical combina com objetos de décor artesanais

Móveis com pegada artesanal, como essa mesinha de cabeceira, adicionam personalidade ao ambiente (Projeto: Roberto Robl)


Peças feitas à mão carregam histórias, resgatam memórias e refletem a cultura e o afeto no lar. Seja um pequeno vaso de cerâmica, uma vela artesanal ou uma manta bordada, são itens que adicionam delicadeza e personalidade a qualquer ambiente.


Por que não tirar do armário aquela lembrança de viagem e abrir espaço para a capa de almofada de crochê feita pela sua avó? Uma decoração tropical tem tudo a ver com objetos e acessórios que valorizem o fazer manual.


E o melhor é que isso vale para todos os ambientes! Uma linda rede tramada na varanda deixa a área externa mais acolhedora. Jarros de barro podem servir de vaso na sala ou integrar os utensílios de uso diário na cozinha. Exercite a criatividade e abra espaço para os mimos feitos à mão.




Gostou das dicas? Não se esqueça de deixar seu like :)

Até a próxima!

Kommentare


bottom of page