top of page
Buscar
  • Foto do escritorDavi Nogueira

Casa aconchegante: 5 ideias para criar ambientes acolhedores

A tendência de otimização de espaços ganha destaque através da crescente popularidade das cozinhas integradas. Explore diferentes exemplos de ambientes que abraçam essa ideia, buscando inspiração para sua própria abordagem.

Casa aconchegante é sinônimo de refúgio e bem-estar (Projeto: Amanda Miranda)


A busca por uma casa acolhedora que transmita sentimentos de conforto está ligada às mudanças que vêm ocorrendo no mundo. As instabilidades políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais afetam a vida das pessoas.

Uma das tendências identificadas destaca a casa com sentimento. O lar é visto como um refúgio único.


Uma casa aconchegante está associada à sensação de pertencimento. Cada objeto na residência pode ter um ou vários significados, promovendo o bem-estar dos moradores.

Aqueles que possuem casa própria podem investir em reformas mais ousadas para tornar o ambiente mais acolhedor. Mesmo em imóveis alugados, é possível adicionar elementos que proporcionem momentos de conexão e descanso.

Quer saber como transformar sua casa em um ambiente aconchegante? Confira as dicas a seguir!


1. Escolha um estilo para a casa aconchegante

Sensação de bem-estar e conforto em varanda de apartamento (Projeto: Amanda Miranda)


Um bom caminho para tornar a casa aconchegante é encontrar um estilo de arquitetura que expresse seus sentimentos pessoais.


A casa representa a singularidade de cada indivíduo, refletindo gostos, hábitos, modos de vida e a maneira de perceber o mundo. Assim, o lar se enche de memórias, conexões e descobertas que comunicam diretamente com o morador.


Para escolher bem, recomenda-se realizar pesquisas sobre os diversos estilos. Clássico, moderno, contemporâneo, vintage, retrô, boho – há uma diversidade para explorar e se apaixonar.


Uma sugestão é estar atento ao visitar outros lugares e perceber quais sentimentos os ambientes despertam. Além disso, contar com o auxílio de um profissional de arquitetura pode trazer mais segurança e tranquilidade ao processo.

Inicia-se uma jornada para identificar o estilo que mais ressoe com você e seu conceito de aconchego.

2. Aproveite a magia das cores

Ambiente integrado combina cores e revela casa aconchegante (Projeto: Vinícius)


O uso das cores faz toda a diferença em qualquer espaço. É uma forma simples e econômica de transformar radicalmente o ambiente. Seja em um único artefato ou em diversos cantinhos da residência, a cor transmite sentimentos a todos que circulam pelo lugar.


As cores se conectam de várias maneiras em um projeto de arquitetura. A versatilidade de seu uso permite adicionar movimento e alegria ao espaço. Para ter uma casa aconchegante, é essencial apostar no poder dessas combinações.


Entretanto, é preciso ter cuidado com o equilíbrio da paleta de cores. Uma dica importante é observar os tons já presentes no local para harmonizá-los com todos os detalhes.

A escolha de cores neutras e suaves auxilia nas combinações, mas tonalidades mais fortes e vivas também são muito bem-vindas. A cor é fundamental na ressignificação dos espaços, revelando identidade e personalidade nos projetos.


3. Aposte em tecidos confortáveis

Sofá e almofadas criam clima aconchegante em sala de estar (Projeto: Adriane Lins Arquitetos Associados)


Investir em tecidos macios e suaves vai além da estética; esse detalhe pode ser a peça-chave para transformar o ambiente.


Que tal ter aquele sofá confortável que parece um abraço? Há uma variedade de estofados no mercado que permite alinhar beleza e ergonomia. O toque especial está em adicionar almofadas e mantas, elementos que remetem ao sentimento de uma casa aconchegante.


Outra maneira de criar um assento acolhedor sem gastar muito é investir em uma poltrona ou cadeira. Acompanhadas de pufes, elas proporcionam mais apoio e leveza ao corpo.


Os tecidos também estão presentes nas redes de descanso, um item superconvidativo e relaxante! Antes utilizadas apenas em varandas e quintais, hoje encontram-se em vários lugares da casa.


Por último, as cortinas tornam o clima da residência mais intimista. Além de reduzir a incidência de raios solares, elas conferem um toque de charme e ajudam a diminuir a temperatura do ambiente.


4. Use a iluminação para revelar a casa aconchegante

Quarto desperta sensação de bem-estar com tons neutros e iluminação pontual (Projeto: Davint Arquitetura)


Iluminar um local adequadamente transforma qualquer ambiente. A luz artificial é essencial para manter o espaço acolhedor após o fim do dia.


Todos os tipos de luminárias podem ser utilizados: arandelas, pendentes, abajures, spots, plafons, entre outros. O ideal é optar por lâmpadas que atendam às necessidades do espaço.

A luz amarela cria uma atmosfera mais acolhedora para quartos, salas e varandas.


Já em ambientes que exigem mais atenção, como cozinhas, áreas de serviço e escritórios, investir em luzes neutras ou brancas auxilia na execução das atividades.

Além disso, a luz pode ser direcionada para algum objeto de destaque, acentuando seu significado durante a noite.


5. Destaque memórias afetivas 

Artesanato inspira a casa aconchegante (Projeto: Fernanda Brandão Medeiros/Foto: Luiza Scheirer)


Uma casa aconchegante deve incluir objetos que tenham significados expressivos: presentes de amigos e familiares, artigos e fotografias de viagens, obras de artesãos e artistas, livros, plantas, entre outros.


Esses objetos conectam a casa ao morador, refletindo as raízes e particularidades de cada um. Além disso, transportam as pessoas para um estado de acolhimento com boas lembranças.


As paredes podem ser usadas para criar uma bela exposição do artista preferido ou para destacar as fotos mais divertidas da família. Quadros com imagens de viagens recordam momentos agradáveis e incentivam a curiosidade para conhecer outros lugares.

Em mesas de canto, estantes e prateleiras, objetos como livros, vasos, esculturas e artigos de decoração embelezam a casa com personalidade.


A vegetação também pode despertar memórias da infância ou de uma viagem inesquecível. Portanto, as plantas são indispensáveis em uma casa aconchegante, pois conectam as pessoas à natureza e ao mundo exterior.


Uma casa acolhedora é essencial nos dias atuais. Com tantas questões que envolvem as dinâmicas do cotidiano, chegar em casa e sentir-se acolhido renova as energias.


Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar nosso conteúdo :)

Até a próxima!

Comments


bottom of page