A arquitetura contemporânea é o conjunto dos estilos arquitetônicos atuais, ou seja, dos últimos 30 anos. Dessa forma, encontramos edifícios que rompem com a arquitetura tradicional.
É importante não confundir com a arquitetura moderna, um estilo que surgiu no início do século XX.
Embora compartilhem algumas características, como o uso de linhas limpas, vidro e um design minimalista nos edifícios, diferem na tecnologia, que é muito mais avançada e integrada na arquitetura contemporânea, com um forte foco na sustentabilidade.
Por isso, a partir de A-cero, vamos detalhar as principais características da arquitetura contemporânea e mostrá-las com alguns dos designs de nossas residências.
Características da Arquitetura Contemporânea
Minimalismo
Um dos principais traços que a arquitetura contemporânea compartilha com a moderna é o minimalismo nos interiores dos edifícios. Independentemente dos acabamentos (madeira, cerâmica ou porcelana), a presença de poucos elementos transmite uma sensação de amplitude, paz e harmonia.
O minimalismo se caracteriza pela presença de poucos elementos decorativos
2. Maior liberdade em forma e design
Em contraste com as linhas retas da arquitetura moderna, a arquitetura contemporânea aposta em designs criativos e inovadores, com fachadas assimétricas de formas retilíneas ou curvas simples.

Aqui esta um exemplo de maior liberdade de design. na arquitetura contemporânea
3. Residências sustentáveis: Uma das características mais marcantes da arquitetura contemporânea é a sustentabilidade. Isso significa que busca-se minimizar o impacto no meio ambiente, criando uma simbiose entre a construção e o ambiente ao redor. Além disso, há um foco em edifícios com menor consumo energético, uso de materiais sustentáveis, fontes de energia renováveis e redução dos resíduos gerados durante e após a construção.
O principal problema desse tópico é que os clientes muitas vezes resistem em arcar com um custo adicional superior a 30%, pois não veem um retorno financeiro imediato.
Outro fator é a ausência de um marco legal que imponha a construção sustentável, assim como a falta de incentivos fiscais para promover essa prática.

4. Maior presença da tecnologia
A tecnologia está presente em nosso dia a dia, e também no design arquitetônico. Desde a automação residencial (domótica) até softwares tridimensionais de construção, que permitem criar edifícios com maior precisão e rapidez.

Este projeto é um bom exemplo da aplicação da tecnologia em edificações
5. Brincar com a luz natural e a iluminaçãoOutra característica da arquitetura contemporânea é a maior presença de luz natural nos edifícios, algo diretamente relacionado à sustentabilidade. Amplas janelas inundam as residências de luz, fazendo com que os ambientes mudem de cor conforme a orientação do sol.
Além disso, há o uso de iluminação indireta com fitas de LED ou sancas retroiluminadas, criando um espaço homogêneo onde pontos de luz específicos destacam objetos ou cantos especiais da casa.

Iluminação indireta em um projeto
6. Espaços amplos
A amplitude dos espaços é alcançada com a eliminação da maioria das paredes e divisórias. Busca-se criar uma "grande sala" que não nos sufoque e nos permita passar mais tempo na residência. Assim, os espaços amplos e abertos transmitem maior serenidade.

A amplitude de espaços transmite paz e harmonia
7. Elegância e simplicidade
A arquitetura contemporânea se afasta dos interiores exuberantes, com excesso de elementos decorativos. Opta-se por um mobiliário mais elegante e simples, que cumpra sua função e projete maior naturalidade.

8. Fusão com o entorno: O design na arquitetura contemporânea dá atenção especial ao exterior, com uma presença maior da natureza também dentro da casa. Relacionado diretamente à sustentabilidade, busca-se integrar a residência com o ambiente ao seu redor, destacando-o.
Isso é alcançado por meio de uma cuidadosa seleção de materiais e de amplas janelas que permitem que a casa se conecte e se nutra de seu entorno.
Esse projeto se funde quase completamente com a natureza, como podemos ver na imagem.

Esta casa representa um exemplo de fusão entre arquitetura e natureza
Como vimos, a arquitetura contemporânea busca romper com o passado, perseguindo uma fusão com a natureza e apostando fortemente na personalização das residências.
Gostou deste post? Compartilhe ele! Até a próxima.