top of page
Buscar
Foto do escritorDavi Nogueira

7 soluções inteligentes para decorar, organizar e maximizar espaços pequenos

Desde brincar com cores e materiais até projetar móveis sob medida, essas sete propostas fazem com que um espaço pequeno pareça maior.


Se você observar alguns dos artigos que publicamos ao longo de 2024 sobre como distribuir e decorar espaços pequenos, verá que o conceito de setorização tem ganhado importância gradativamente. A tendência de derrubar paredes para criar espaços abertos, que dominou o design de interiores nos últimos cinco anos, está dando lugar a uma definição mais clara dos usos, com o objetivo de criar uma sensação de amplitude visual.

Agora, os designers de interiores buscam expandir o espaço, jogando com ele para enganar a visão, usando soluções como portas de correr, divisórias de vidro, cortinas, muretas ou estantes abertas em ambos os lados. Além disso, recursos como pintar os armários de uma cozinha pequena e estreita em tons escuros ou combinar materiais e acabamentos estão se tornando cada vez mais comuns na decoração de espaços compactos.



  1. Uma moldura de aço chanfrada define a relação entre dois ambientes


Brincar com as transições entre os espaços é uma ótima ideia em ambientes pequenos. Neste apartamento o arquiteto optou por uma área de convivência integrada visualmente, mas não completamente aberta. Assim, com a ajuda de uma moldura de aço chanfrada que faz o acabamento entre o piso e os detalhes do armário lateral de carvalho, a cozinha e a sala de jantar se separam sutilmente da sala de estar, reforçando a transição entre os dois ambientes. Além disso, manter elementos originais, como o teto, também contribui para criar uma unidade visual.



  1. Uma cozinha em cinza escuro para trazer profundidade visual


Na área de convivência deste apartamento em Barcelona, chama atenção especialmente o uso da cor para dar profundidade visual a um espaço bastante estreito. O tom cinza escuro escolhido para os armários da cozinha contrasta fortemente com o piso em tons neutros, o branco dos revestimentos e da bancada, além da luz natural que entra pela janela de vidro translúcido.



  1. Jogos de acabamentos e materiais para dar mais sensação de luz e amplitude


Neste apartamento em, a combinação de materiais, cores e acabamentos contribui para ampliar visualmente um espaço estreito e pequeno. Cada vez mais, em apartamentos compactos, se aposta em uma decoração ousada, em vez de optar por uma estética mais minimalista, para criar diferentes sensações — entre elas, fazer com que o ambiente pareça maior do que realmente é. Sabemos que a escolha de cores, materiais e texturas pode mudar a perspectiva, fazendo com que um interior pareça mais alto, longo ou mais largo, destacando um elemento específico, como vimos no exemplo anterior da cozinha pintada de cinza escuro. Note aqui como o teto com acabamento de alto brilho prolonga visualmente as paredes, aumentando a sensação de luz e amplitude.

Além disso, como os próprios arquitetos explicam em seu site, "os módulos dos armários do banheiro e da cozinha não chegam até o teto, estabelecendo uma altura secundária de 240 cm para evitar uma sensação pesada e fechada".



  1. Uma estante aberta para definir dois ambientes sem separá-los completamente


Uma estante aberta é uma solução popular para dividir espaços pequenos. Aqui, sem bloquear a passagem de luz nem separar totalmente os ambientes, ela define claramente a área do quarto e da cozinha.

Ao decorá-la, uma boa dica é ter cuidado com os acessórios escolhidos e com a cor em que a estante é pintada. Neste caso, para evitar contrastes fortes que poderiam não funcionar visualmente, optou-se por um acabamento em madeira de pinho.



  1. Um cantinho bem aproveitado faz parecer que há mais espaço


Aproveitar bem espaços pequenos e difíceis, ou criar pequenos cantos, como foi feito neste apartamento ao definir o acesso com uma divisória de madeira que ajuda a formar um cantinho com móveis feitos sob medida e espaço de armazenamento, é uma excelente ideia. Novamente, em vez de remover as divisórias, aproveita-se o uso delas para criar a sensação de que há mais espaço do que realmente existe.



  1. Unos armarios con puertas escamoteables para un interior más limpio y ordenado


En pisos pequeños y abiertos, ocultar a la vista los armarios de la cocina, que suelen estar llenos de electrodomésticos, es una buena forma de disfrutar de un espacio más limpio y ordenado y, en consecuencia, más amplio a la vista. En este caso, todos los armarios, incluida la zona de desayuno, cuentan con puertas escamoteables. Cerrados, el interior se percibe como una caja limpia, que destila una sensación muy relajante.



  1. Em apartamentos pequenos, é preciso pensar em metros cúbicos em vez de metros quadrados


Pensar em metros cúbicos é essencial para aproveitar ao máximo um apartamento pequeno. Neste caso, foi aproveitada ao máximo a altura do imóvel com este móvel feito sob medida. A arquiteta Anne Rolland, responsável pela reforma deste interior de pouco mais de 20 metros quadrados, projetou um grande cubo de madeira para este miniapartamento em Paris. O móvel, que funciona como distribuidor, inclui um armário, uma escrivaninha e degraus com espaço de armazenamento, que levam a uma plataforma sobre a qual foi projetado o quarto.


Gostou desse post? Compartilhe ele! Até a próxima :)

bottom of page