top of page
Buscar
  • Foto do escritorDavi Nogueira

7 dicas de decoração para ter uma casa "instagramável"

A casa instagramável se tornou referência cada vez mais popular entre aqueles que desejam criar ambientes atraentes e dignos de serem eternizados em fotos e vídeos.

É cada vez mais comum que projetos de design de interiores sejam inspirados em imagens da internet. Afinal, as redes sociais influenciam diretamente os hábitos de consumo e, assim, a busca pela casa instagramável se tornou uma tendência cada vez mais popular entre aqueles que desejam criar ambientes atraentes e dignos de serem eternizados em fotos e vídeos. Geralmente, a decoração de uma casa instagramável tem ambientes bem iluminados, com composições interessantes de cores e mobiliário. Ela está sempre organizada, e os objetos selecionados parecem ter sido escolhidos a dedo e feitos especialmente para aquele espaço.

Dessa forma, é claro, cria-se um ambiente visualmente atraente, com enorme harmonia e ordem, muito diferente da casa real. No entanto, embora existam exageros e algumas produções praticamente inabitáveis (e lindas), é possível extrair preciosas dicas da decoração instagramável.

Confira, a seguir, algumas inspirações e dicas de decoração:


Inspirações criativas para ter uma casa instagramável

Poltrona posicionada no cantinho de sala em perfeita harmonia com objetos no entorno (Projeto: LANA)

Decorar um ambiente pode ser uma tarefa sem fim, afinal, estamos sempre mudando nossos gostos, referências e necessidades. No entanto, é totalmente possível dar uma arrumadinha rápida em sua casa e criar aquele ambiente que é um deleite aos olhos.


Combine elementos e texturas


A combinação de diferentes elementos e texturas é boa ferramenta para criação de ambientes instagramáveis. Para isso, vale criar um moodboard com detalhes sobre o que você pretende colocar no espaço, seja o sofá, uma mantinha, uma obra de arte ou um pufe. O importante é ver como essas peças se encaixam e se existe coerência entre elas.


Ambiente reúne diferentes texturas saídas do tapete, cerâmica, tecido do sofá e a madeira (Projeto: IK Studio)


Escolha uma paleta de cores harmônica


Defina uma paleta de cores de sua preferência e trafegue por diferentes tons. Você prefere os terrosos? Ou uma paleta de cores mais fria? Quer uma decoração monocromática? Decidindo sobre essa cartela, será mais fácil encontrar objetos e acessórios para incrementar a decoração. No entanto, uma dica para ambientes onde predominam cores neutras, por exemplo, é acrescentar um ponto de cor, como na cozinha abaixo, com panelas coloridas em destaque.

Quadros e panelas coloridas criam pontos de destaque em cozinha de paleta neutra, deixando o ambiente mais personalizado (Projeto: Robert Robl)


Urban Jungle segue em alta


Um termo que se popularizou nas redes sociais e segue em alta é urban jungle. A ideia é criar um espaço repleto de plantas em nossas casas, que dão aquele toque verde e de fluidez a qualquer decoração. Além de proporcionar benefícios à saúde, como a melhoria da qualidade do ar, as plantas geralmente têm baixo custo e combinam com os mais variados estilos.

Além de proporcionar bem-estar e embelezar ambientes, plantinhas são itens de decoração de baixo custo (Projeto: Amanda Miranda)


Inclua elementos decorativos


Aposte em peças soltas que permitam diferentes paginações no ambiente, como tapetes, banquinhos, cadeiras, quadros e luminárias. Elas devem ter alguma conexão entre elas, seja o material, estilo ou cores, por exemplo. Itens menores também são bem-vindos, como velas, pedras e almofadas. Aliás, essa é uma forma excelente de transformar a decoração gastando pouco e rapidamente.

Ambiente conta com luminária de design marcante, poltronas revestidas com tecido colorido e quadro em destaque (Projeto: Jessica Gnoatto)


Invista em espelhos


Incluir espelhos na decoração dos ambientes pode dar um toque especial na composição, trazendo luz e profundidade aos ambientes. Decoração com espelhos está em alta e é a proposta ideal para deixar o ambiente ainda mais sofisticado. Um dos tipos que mais têm feito sucesso são os espelhos de piso, com molduras curvadas.

Espelhos de piso com moldura curvada fazem sucesso nas redes sociais e podem transformar qualquer ambiente (Projeto: Amanda Miranda)


Adicione iluminação adequada


Para fotos, a luz natural é sempre a melhor, porém, nem todo mundo pode desfrutar de grandes janelas ou morar em locais bem iluminados. Nesses casos, experimente acrescentar diferentes focos de luz, como spots, no teto. Ou invista em luminárias de piso, de design marcante, que podem virar um ponto forte na decoração da sua sala.

Valorize a luz natural em fotos de interiores e, caso não seja possível, aposte em luminárias de piso ou spots em lugares onde quer destaque (Projeto: TAU Arquitetos)


Mantenha os ambientes organizados


Para ter uma casa instagramável não basta se preocupar com a decoração. Manter o espaço sempre organizado ajuda a destacar o ambiente. Utilize prateleiras para exibir objetos e livros, mas tenha cuidado para não sobrecarregá-las e poluir visualmente o espaço. organizado ajuda a destacar o ambiente. Utilize prateleiras para exibir objetos e livros, mas tenha cuidado para não sobrecarregá-las e poluir visualmente o espaço.

Tudo no lugar: ambientes instagramáveis têm sempre tudo organizado (Projeto: Letícia Garin Arquitetura)


Gostou das dicas? Não se esqueça de deixar seu like :)

Até a próxima! Fonte: https://blog.archtrends.com/casa-instagramavel/

Comments


bottom of page