Adicionar pontos de iluminação indireta no quarto é fundamental para tornar o ambiente mais acolhedor. Uma iluminação suave é perfeita para relaxar após um dia intenso. Desde spots a luminárias, essa iluminação também traz charme e personalidade ao espaço.
Está buscando ideias para incluir novos pontos de luz no seu quarto? Continue lendo e descubra algumas inspirações!
1. Spots são opções populares de iluminação indireta no quarto
spots iluminam discretamente e podem até destacar objetos de décor (Projeto: Lucas da Matta Serra)
Instalados diretamente no teto, os spots conferem um toque moderno ao ambiente, deixando o espaço mais acolhedor.
No mercado, você encontra opções de sobrepor ou embutir, feitas de materiais como metal, plástico, madeira, vidro, LED e até cristal. Com sua luz focada e suave, os spots se adaptam perfeitamente a diferentes estilos de decoração.
2. Trilhos
Versáteis, trilhos funcionam para iluminar com personalidade (Projeto: Go Up Arquitetura)
Os trilhos permitem direcionar a luz para diferentes áreas do ambiente. Neste quarto colorido e delicado, a escolha foi apontar a iluminação para a estante, destacando objetos decorativos. É uma excelente opção para realçar elementos específicos da decoração.
3. Sanca de gesso
As sancas de gesso em drywall costumam ser mais utilizadas em razão do custo-benefício e da praticidade (Projeto: Tiago Freitas)
As sancas são uma das técnicas de iluminação indireta mais populares em ambientes internos, sendo integradas diretamente no gesso para criar o acabamento entre a parede e o teto. Elas podem ser feitas em gesso comum ou acartonado, conhecido como drywall.
Entre os estilos mais comuns está a sanca invertida, que cria a ilusão de um teto flutuante ao esconder a lâmpada. Esse tipo de sanca é especialmente útil para iluminar cortinas de forma discreta.
Além das sancas de gesso com iluminação indireta, existem também opções que oferecem uma luz mais direta, como a sanca fechada, aberta e a estilo ilha.
4. Rasgos no teto e/ou nas paredes são opção inusitada de iluminação de indireta no quarto
Além de adicionar uma iluminação suave para ambientes como o quarto de bebê, os chamados rasgos de luz não pesam no visual (Projeto: MW Studio Arte, Arquitetura e Paisagem)
Deseja uma iluminação indireta no quarto que seja agradável e diferenciada? Os rasgos de luz no teto ou na parede são uma excelente opção.
Para criá-los, basta abrir pequenas fendas com cerca de 15 cm de largura e profundidade. Em seguida, escolha a lâmpada ideal, ajustando a intensidade conforme o ambiente. As lâmpadas tubulares são uma das favoritas para essa técnica.
Os rasgos de luz ajudam a alongar o ambiente sem sobrecarregar o visual, pois as lâmpadas ficam embutidas, proporcionando um efeito sutil e elegante.
5. Luminárias de teto
Luminária de teto pode substituir um abajur na cabeceira do quarto (Projeto: Guarize Hoffmann / Foto: Camila Santos)
Além de iluminar, as luminárias de teto conferem charme e personalidade ao ambiente.
Elas podem ser escolhidas como verdadeiros objetos de decoração, frequentemente adicionando um toque de estilo único ao espaço.
Tanto em versões retrôs quanto contemporâneas, as luminárias de teto ficam encantadoras quando posicionadas sobre a mesa de cabeceira, ao lado da cama.
6. Luminárias de parede
Luminárias de parede economizam espaço e funcionam como objetos de decoração (Projeto: Paola Dallarosa Arquitetura e Interiores)
Desde arandelas simples até modelos mais elaborados, as luminárias de parede oferecem funcionalidade e ajudam a economizar espaço. No quarto, por exemplo, elas fornecem iluminação indireta enquanto mantêm a mesa de cabeceira livre, criando um ambiente mais organizado e eficiente.
7. Luminária de piso
Luminária de piso cria clima intimista e aconchegante (Projeto: Kiara Motter Arquitetos)
É inegável: uma luminária de piso diferenciada se destaca e pode facilmente se tornar uma peça statement, capaz de tornar qualquer projeto mais interessante.
Além de substituir um abajur, ela oferece uma iluminação discreta. Ao escolher, você pode usá-la como um ponto focal no ambiente.
Se o seu quarto tem um estilo clássico, uma luminária de piso moderna cria um contraste elegante. Se o projeto pede um toque artesanal, uma luminária com acabamento em madeira ou detalhes em tramas complementa o espaço com muito estilo.
8. Luminária em mesas de cabeceira são opções tradicionais de iluminação indireta no quarto
O abajur é um verdadeiro clássico nos quartos (Projeto: Nathália Montans)
As luminárias de cabeceira, posicionadas sobre as mesinhas ao lado da cama, são excelentes opções de iluminação indireta no quarto.
Os abajures são provavelmente os mais populares, mas os modelos articulados são uma ótima escolha para quem gosta de ler antes de dormir, oferecendo flexibilidade e praticidade.
9. Em cabeceiras
Luz na cabeceira é uma opção charmosa para o quarto (Projeto: PP Arquitetura)
A iluminação na cabeceira está ganhando destaque nos projetos como uma solução diferenciada para tornar o quarto mais aconchegante.
Fitas de LED podem ser instaladas acima ou atrás da cabeceira, e sancas na parede na mesma posição também são uma ótima opção.
Ao escolher a lâmpada, leve em consideração a cor da parede — tintas escuras, por exemplo, exigem uma luz mais intensa. Para criar um ambiente acolhedor, opte por tons quentes.
10. Em cortinas
Ponto de luz nas cortinas é uma solução alternativa para iluminar quartos (Projeto: Daiane Melo)
A iluminação das cortinas adiciona um toque de elegância a ambientes de diversos estilos, sendo especialmente eficaz em projetos com uma abordagem mais moderna.
Essa técnica pode criar pontos focais atraentes nos quartos, tornando-se um recurso interessante para crianças na hora de dormir.
Você pode instalar fitas de LED nas barras ou laterais das cortinas, ou optar por colocar lâmpadas na sanefa, na parede ou no piso, sempre direcionadas para o acessório.
11. Em painéis de TV
Iluminação indireta no painel de TV agrega sofisticação à peça (Projeto: Flávio Moura / Foto: Xico Diniz)
Quem trocou a estante ou o rack por um painel de TV conta com mais um elemento para renovar a peça. As versões iluminadas deixam o móvel charmoso e moderno.
A iluminação indireta embutida pode vir direto de fábrica. Mas também é possível transformar o painel que você já tem no quarto com fitas de LED, que podem ser facilmente fixadas.
12. Em prateleiras, iluminação indireta no quarto é opção criativa
Destaque os seus objetos de décor preferidos com iluminação na prateleira (Projeto: Isadora Bayer Foresti)
Charmosas e práticas, as prateleiras não apenas decoram, mas também aumentam o espaço de armazenamento. E por que não personalizá-las ainda mais?
As fitas de LED são uma excelente opção para realçar os objetos expostos nas prateleiras. Elas podem substituir uma luminária tradicional, proporcionando uma iluminação discreta e elegante.
Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar nosso conteúdo :)
Até a próxima!
Comments